Informação: Tarifa social de eletricidade e gás natural

A tarifa social na energia elétrica tem tido uma expressão cada vez maior no mercado da energia, na medida em que este desconto social é aplicado de automáticamente na fatura da luz, sem que o cliente tenha a preocupação de contactar com a fornecedora de energia e solicitar a ativação do desconto.

A ERSE é a responsável pela aprovação do desconto das tarifas sociais de acesso as redes e as tarifas sociais de venda a clientes finais a aplicar pelos comercializadores de último recurso no ano 2019. A Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) comunica com todas as empresas de energia no mercado livre em Portugal sobre a a redução do preço do Kwh  a aplicar através do desconto de 33,8% na eletricidade e de 31,2% no gás natural.

Os descontos permitem poupar na fatura da eletricidade, e abrange os agregados familiares com mais dificuldades económicas. No caso de considerar ser beneficiário da tarifa social, e o mesmo não estiver presenta na fatura, entre em contacto com a sua companhia de energia.

No passado mês de Julho foi aprovado pelo Estado a redução do IVA na eletricidade para os 6% sobre a potência contratada. Esta redução contempla potências contratadas até 3,45 kWh, e no csao do gás, abrange clientes que tenham o escalão de consumo 2. Verifique se já está a usufruir do novo IVA em vigor.

Saiba mais sobre os descontos sociais na eletricidade gás.

 

A informação presente do artigo é da responsabilidade da Selectra Portugal.